Passo a Passo para Solicitar seu Cartão Cidadão

O cartão cidadão é um benefício muito importante que pode gerar praticidade para os brasileiros. Esse cartão magnético permite o acesso a diversos valores diferentes, com o Bolsa Família e o PIS, sem precisar de outras ferramentas.

O que é o cartão cidadão?

O cartão cidadão é uma facilidade criada através da instituição financeira Caixa Econômica Federal para auxiliar o recebimento de alguns benefícios.

No geral, os benefícios são aqueles promovidos pela Previdência Social, tais como a aposentadoria, o auxílio-doença, o PIS 2022 e o programa de transferência de renda Bolsa Família.

As famílias precisariam de um cartão ou uma conta para poder acessar os valores referidos, mas com um único cartão magnético, o mesmo pode verificar saldo, emitir extrato e realizar os saques.

Quais as facilidades que você pode acessar?

Podemos dizer que o cartão cidadão dá acesso ao pagamento de benefícios de programas sociais e direitos trabalhistas. Por isso, as vezes o mesmo acaba ficando no esquecimento. Mas basta um novo valor ser liberado, para todos utilizarem as facilidades dele.

O trabalhador pode acessar o FGTS, uma espécie de fundo de garantia que é criado a partir das contribuições do servidor. Também fica disponível as atividades relacionadas ao Programa de Integração Social (PIS), no caso, o abono salarial que sai de acordo com o calendário PIS 2020.

O seguro desemprego, que fica disponível quando o funcionário é demitido sem justa causa, está igualmente a disposição do trabalhador que porta o cartão cidadão.

Como solicitar: passo a passo

Como você conferiu, esse cartão magnético pode facilitar muito a sua vida, unindo diversas possibilidades de saque em um mesmo cartão. Por isso, vale a pena fazer o seu conferindo os dados a seguir:

Passo 1

Para conseguir se cadastrar e receber o seu cartão magnético, é necessário em primeiro lugar estar cadastrado no PIS/PASEP. Por isso, garanta essa exigência.

Passo 2

Você deve reunir seus documentos, sem esquecer do Número de Inscrição Social (NIS) ou o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

Passo 3

Certifique-se de seus dados estão regulares e atualizados junto a Caixa Econômica Federal.

Passo 4

Faça a sua solicitação em uma agência da Caixa, requerendo uma senha de atendimento referente ao serviço.

Você também pode solicitar através do telefone 0800-726-0207.

Feito isso, basta aguardar a liberação do mesmo. Vale lembrar que esse serviço é totalmente gratuito e você não deve pagar nenhuma taxa por ele!